Sobre nós
Porque todas as histórias têm um início, e a nossa também
“Era o ano consagrado a Maria, Mãe do Amor” Assim começa o Hino do Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo.
Decorria o ano de 1988, Ano Santo Mariano. Por toda a parte eram levantados nichos ao Imaculado Coração de Maria. Irivo foi convidado a aderir a esse movimento. Numa reunião do seu Conselho de Pastoral o assunto foi objecto de profunda reflexão por parte de todos, tendo chegado à seguinte conclusão: havendo já na Paróquia uma Capela dedicada à Imaculada Conceição de Nossa Senhora, seria preferível, em vez do nicho, criar e dedicar-lhe uma Obra de Carácter Social? Após a realização de um inquérito por escrito ao povo de Irivo venceu a ideia de Obra, tendo sido no mesmo ano mandada esculpir em mármore uma imagem do Imaculado Coração de Maria para ser consagrada à Paróquia de Irivo.
A 20 de Agosto de 1994 tem lugar a cerimónia de lançamento da primeira pedra, benzida por Dom Júlio Tavares Rebimbas, Bispo do Porto. Quatro anos mais tarde, a 08 de Setembro, por sugestão da Segurança Social, o Centro Imaculado Coração de Maria inicia as suas actividades no edifício da antiga residência Paroquial. O primeiro serviço a ser prestado foi o Centro de Convívio, seguindo-se o Apoio Domiciliário (21 de Dezembro de 1998) e, mais tarde, o Centro de Dia (18 de Dezembro de 2000). Na outra vertente avançavam as campanhas de angariação de fundos e as diligências para a construção do novo edifício.
O início dos trabalhos de construção dá-se a 22 de Fevereiro de 2000, momento inesquecível, celebrado com foguetes e o toque festivo dos sinos da Igreja. Concluídos os trabalhos de construção, a 14 de Agosto de 2002, a Padroeira é finalmente levada em procissão para o seu lugar na Obra. A inauguração do novo edifício foi celebrado a 01 de Setembro de 2002 com uma grande festa, para alegria de toda a comunidade presente e para todos os que contribuíram para se re-escrever a História de Irivo.
Membros da comunidade